quinta-feira, 11 de agosto de 2011

alçapão

Trapdoor/ptbr

CommentCSS.png
This page is part of the PTBR Translation project.
Trapdoor
Trapdoor.png
Grid layout None (small).pngGrid Trapdoor.png
Type Solid Block
Requirements None
Physics No
Transparency Yes
Luminance No
Blast Resistance [edit] ?
Tool Use-pickaxe.png
Stackable Yes (64)
First Appearance Beta 1.6
Data value dec: 96 hex: 60
O Alçapão (também conhecido como Escotilha) é um bloco utilizado como uma porta horizontal que ocupa o espaço de um bloco. Foi adicionado na versão Beta 1.6.
Eles são colocado sobre o buraco de um bloco[1] (mas podem, também, serem colocados sobre um bloco sólido) com um bloco sólido adjacente a ele. Quando ativados, os alçapões vão abrir deslizando para cima[2] em direção ao bloco adjacente. Se o bloco for destruído, o alçapão também o será. Por causa dessa restrição ainda não é possível criar um andar com um alçapão que 'abre para baixo'.
Quando posicionado ao ar livre, chuva, água e neve não vão passá-lo,[3] diferentemente da luz.

Contents

[hide]

Forjamento







Uso

Assim como portas, alçapões podem ser controlados com um circuito de pedra vermelha. Uma carga vai causa a mudança de estado do alçapão, tanto de aberto quanto fechado, dependendo de seu estado inicial.
Alçapões podem ser usados como um método mais feio de manter botes em uma doca (no lugar de portas).
Também é possível criar um distribuidor com uma sucessão vertical de alçapões ligados com pedra vermelha.
Também podem ser utilizados para criar portões, uma vez que eles também param movimento horizontal. Similarmente, podem ser usados para criar um portão para um bancado (como pode ser encontrados em um bar ou restaurante).
Veja Tutoriais/Usos do alçapão para tutoriais/exemplos. 

Bugs

  • Alçapões bloqueiam movimento quando estão próximos de outro bloco no mesmo nível e o alçapão tem exatos dois espaços acima. Mas não acontece o mesmo quando estiver próximo de outro alçapão, ou se você está andando em direção ao alçapão de um espaço que também tem dois blocos de altura. Isso permite a criação de pontes de caminho único.
  • Se tiver uma escada abaixo do alçapão, você pode descer, mesmo com o alçapão fechado.
  • Se você salvar o jogo em um alçapão e então voltar a jogar, isso o colocará no bloco mais próximo.
  • As texturas dos alçapões são espelhadas incorretamente. [1]
  • Alçapões (pelo menos no topo de escadas) não impedem monstros de interromper seu sono. Talvez seja por causa do bug que permite você passar através alçapões fechados no topo de escadas.
  • Alçapões só podem ser colocados em um bloco mais alto do que o que está na superfície, e não no do chão.
  • Quando o bloco que um alçapão está ligado é provido de energia por um repetidor, o alçapão só irá funcionar se o bloco também estiver ligado a uma pedra vermelha ou uma tocha de pedra vermelha. (O mesmo se aplica às portas).

Trívia

  • Areia e cascalho, se deixados em direção a um alçapão, serão quebrados em itens (similarmente quando, no lugar de um alçapão, utiliza-se uma tocha).
  • Líquidos (água e lava) não podem fluir através de um único buraco de um alçapão. O alçapão conta como um bloco e não pode ter nada nele, mesmo que esteja aberto. Alçapões vão parar blocos acima dele, não importando se está aberto ou fechado.
  • Quando conectados acima da lava, a mesma continua a incendiar o bloco adjacente. Isso faz alçapões inadequados à função de tampa.
  • Alçapões não vão te impedir de abrir um [[chest/ptbr|baú se eles estiverem fechados diretamente acima. Isso significa que eles são quase como qualquer outra porta e permitem a interação com objetos do outro lado, mesmo estando fechados.
  • Se você colocar um alçapão em um bloco de lava, a lava vai desaparecer e o alçapão não será incendiado. Isso permite que você crie caminhos.
  • Alçapões podem ser utilizados como escadas, ao serem colocados um acima do outro através de um buraco. Então, a partir do topo, acerte-os para ir ao fundo e então feche-os (um por vez) e pule para voltar para o topo.
  • A versão solta do alçapão é muito maior do que a de outros blocos.
  • Alçapões podem ser utilizados como combustível num forno, mas queimará igual a uma tábua de madeira.

Referências

  1. Trapdoor Dimensions: http://twitter.com/notch/status/70090096845651968
  2. They Open Upwards: http://twitter.com/#!/notch/status/70434061017030656
  3. Water Does Not Pass Through Trapdoor: http://twitter.com/notch/status/70058545206394880

Veja também


Um exemplo de um alçapão aberto, com suas costas viradas para um bloco.
Um exemplo de um alçapão fechado, plano em relação ao bloco adjacente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário