Age of Empires é um jogo eletrônico em que os jogadores precisam usar uma grande estratégia para criar e avançar com uma civilização em várias épocas históricas, combinando recursos, tecnologias, unidades, geografia e edifícios.
As civilizações precisam avançar tecnologicamente para obter melhorias, mas para isso precisam, às vezes, combinar suas próprias tecnologias para formar unidades, edifícios ou até mesmo outras tecnologias. Assim também o jogador precisa combinar edifícios para construir outros novos, sendo que é necessário ter conhecimento para obter qualquer tipo de unidade de forma estratégica, construindo-os de forma correta e economizando recursos. Isso então leva o jogo a um nível estratégico avançado.
Índice[esconder] |
[editar] Civilizações
Pode-se escolher entre 12 civilizações. Cada uma contém suas vantagens e limitações e quatro delas (marcadas em negrito) tem a sua própria história de campanha. Abaixo elas se dividem em tipo de arquitetura:Ásiatica | Babilônica | Egípcia | Grega |
[editar] Modos de Jogo
- Campanha
- A Ascensão do Egito
- A Glória da Grécia
- Vozes da Babilônia
- Yamato, o Império do Sol Nascente
- O Reino dos Hititas
- Cenário
- Cenário Aleatório
- Batalha Mortal
- Multiplayer
Dois ou mais jogadores podem dividir o controle de uma civilização durante o jogo, jogando de modo cooperativo.
Sites para jogar Age of Empires online podem ser encontrados mais abaixo na seção Ver também.
[editar] Condições de Vitória
- Artefatos - Conquistar e manter os artefatos por um certo tempo.
- Ruínas - Conquistar e manter as ruínas por um certo tempo.
- Monumento - Construir e manter um Monumento por um certo tempo.
- Conquista - Destruir todos os outros jogadores.
- Pontos - Atingir uma determinada pontuação.
- Limite de Tempo - Joga-se até acabar o tempo. Ganha quem conseguir mais pontos.
[editar] Códigos de Jogo
- BIGDADDY: Para obter um carro preto com um lançador do foguete
- PEPPERONI PIZZA: Para receber 1000 de alimento
- COINAGE: Para receber 1000 de ouro
- QUARRY: Para receber 1000 de pedra
- WOODSTOCK: Para receber 1000 de madeira
- UPSIDFLINTMOBILE: Para ter Archers de Chariot mais velozes
- STEROIDS: Edifícios e unidades criadas instantaneamente
- PHOTON MAN: Criar uma unidade (Photo Man) com um laser muito potente (habilitada pelo centro da cidade)
- E=MC2 TROOPER: Armas nucleares para os Photo Men
- GAIA: Ganha-se o controle da natureza, mas perde-se o controle da própria civilização
- KILLX: Mata o jogador X
- HOYOHOYO: Sacerdotes mais ágeis e fortes
- NO FOG: Tirar a neblina de guerra
- REVEAL MAP: Revelar o mapa
- MEDUSA: Para transformar os aldeões em medusas
- BIG BERTHA: Maior alcance e dano para as catapultas pesadas
- BLACK RIDER: Para transformar os arqueiros e cavalos em cavaleiros negros
- FLYING DUTCHMAN: Transformar os Juggernauts em holandeses voadores
- HARI KARI: Para perder o jogo
- RESIGN: Para desistir do jogo
- HOME RUN: Para vencer o jogo
- ICBM: Aumentar o alcance das balizas para 100
- JACK BE NIMBLE: Para ter catapultas e atiradores da pedra atirando aldeões e vacas
- BIG MOMMA: Para obter um carro branco com um lançador do foguete
[editar] Recursos naturais
Os recursos de AoE são quatro, sendo coletados pelo aldeão. Todos são usados para o desenvolvimento da tecnologia. A grande construção, o Monumento, gasta 1000 de Madeira, Ouro e Pedra.Conseguida por meio da caça (cervos, crocodilos, leões e elefantes),pesca (tanto de salmão e atum, como de baleia), recoleção de arbustos frutíferos e arando fazendas.
Usada para criar unidades e tecnologias, e avançar para a próxima era.
Conseguida através da derrubada de árvores. Usada para construções, tecnologias e unidades mecânicas(catapultas, navios) e arqueiros.
Ouro representa todos os tipos de metais preciosos, como ouro, prata, bronze e cobre.
Conseguido através da mineração e pelo comércio através de barcos de comércio.
Usado no comércio, trocando ouro por outros recursos, para a criação de unidades (idades do Bronze e Ferro principalmente), tecnologias e avançar para a Idade do Ferro.
Conseguida através da mineração.
Usada para construir muros e torres, tecnologias relacionadas, além do Monumento.
[editar] Construções
- Centro da Cidade - recebe recursos, cria aldeões e avança para a próxima Idade.
- Casa - aumenta a capacidade do número de habitantes em quatro.
- Armazém - recebe comida de fazenda e arbustos e desenvolve tecnologia de torres e muros.
- Local de Armazenamento - recebe alimento (caça e pesca), madeira, ouro e pedra. Desenvolve tecnologias para melhorar a defesa das unidades de guerra, e o ataque para unidades de corpo-a-corpo.
- Fazenda - providencia uma determinada quantidade de alimento.
- Academia - Infantaria de elite.
- Campo de Arco e Flecha - Arqueiros, tanto a pé como montados, em carruagem ou em elefante.
- Doca - construção naval, tanto barcos de pesca como barcos comerciais e navios de guerra.
- Estábulo - criação de cavalaria e Elefante de Guerra.
- Sede do Governo - tecnologias que ajuda os exércitos e as construções.
- Mercado - permite a construção da Fazenda e tem tecnologias relativas a recursos e a Roda, que acelera suas unidades.
- Monumento - uma construção majestosa. Pode ser uma das condições de vitória.
- Muro - impede a movimentação de unidades. Só arqueiros e armas de cerco podem atirar além dele.
- Oficina de Catapultas - constrói catapultas, há também a balista.
- Quartéis Militares - Infantaria básica.
- Templo - cria o Sacerdote, unidade lenta porém muito útil por curar as unidades e converter unidades inimigas.
- Torre - atira flechas nos inimigos.
[editar] Recepção
Age of Empires obteve boa recepção da crítica, e vendeu cerca de 3 milhões de cópias.[3] Ainda assim, houve críticas principalmente pela inteligência artificial das unidades e os objetivos das campanhas.[editar] Continuações
O sucesso levou a Microsoft e a Ensemble à criação de um pacote de expansão, Rise of Rome(1998), e à sequência Age of Empires II:The Age of Kings(1999). Pouco depois recebeu a expansão Age of Empires II: The Conquerors. Mais tarde também foi criado Age of Mythology, tornando a mitologia o elemento central da estratégia de todo o jogo. Em 2005 foi lançado Age of Empires III (que recebeu o pacote de expansão The War Chiefs em 2006 e The Asian Dynasties em 2007). Atualmente os fãs de Age of Empires esperam por continuações da série.Para consoles, em 2002 AOE II recebeu versão para o PlayStation 2 e em 2006 foi lançado Age of Empires: The Age of Kings para o Nintendo DS.
Referências
- ↑ Age of Empires - Tech Info. GameSpot. Página visitada em 2009-01-01.
- ↑ Age of Empires - Technical notes. Microsoft. Página visitada em 2008-10-13.
- ↑ gamasutra.com.
[editar] Ver também
[editar] Ligações externas
- Age of Empires (em inglês) - Site oficial.
- Ensemble Studios (em inglês) - Página oficial da Ensemble.
- AgeMania -Age of Empires (em português) - Site Brasileiro de Age of Empires, com centenas de jogadores para jogar online a qualquer momento.
- Age of Empires 2 (em português) - Site Brasileiro de Age of Empires 2
- Age of Empires 3 (em português) - Site Brasileiro de Age of Empires III
- IGZones (em inglês) - Local para jogar Age of Empires online.
- Heaven Games (em inglês) - Site com informações, downloads e dicas.
- Planet Age of Empires (em inglês) - Site com diversas informações.
- AoE News (em inglês) - Site internacional com notícias, vídeos e informações.
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