domingo, 24 de abril de 2011

conhecendo minecraft

Minecraft é um jogo sandbox que permite a construção usando blocos(cubos) dos quais o mundo é feito. Foi criado por Markus "Notch" Persson[1] e atualmente está em versão Beta. O desenvolvimento de Minecraft começou por volta do dia 10 de maio de 2009.[2] A Jogabilidade foi baseada nos jogos Dwarf Fortress, Dungeon Keeper e Infiniminer.[3]
O jogo envolve o manuseio do jogador, bem como a interação de vários tipos de blocos entre si em um ambiente tridimensional. O jogador assume um personagem que pode destruir, criar ou transformar blocos, podendo fazer amontoados deles e montarem edifícios.
O jogo também possui o modo Multiplayer, onde os jogadores premium(que pagaram pelo jogo) podem se conectar a partir de um IP de servidor. Esses servidores não são administrados pela Mojang AB, mas sim por pessoas físicas, que pagam e realizam a manutenção do servidor.
O jogo possui grande destaque na mídia quando foi considerado um dos melhores jogos independentes de 2010. Também vendeu mais de 1 milhão de cópias no dia 12 de Janeiro de 2011, pouco depois da versão Beta do jogo ter sido lançada.[4][5] De acordo com Notch, ainda, o jogo deixará de ser Beta no dia 11 de Novembro de 2011. Ele também diz que mesmo com o jogo lançado, o jogo receberá constantemente atualizações.[6]

Índice

[esconder]

[editar] Jogabilidade

A jogabilidade é principalmente focada na construção. O mundo de Minecraft é basicamente feito de diferentes tipos de cubos, como areia, terra ou pedra. O jogador pode tanto colocar quanto quebrar esses blocos, podendo criar várias construções.
Atualmente, duas versões do jogo: Survival e Classic. O primeiro, que ainda está sendo trabalhado e está em fase beta, é pago e possui monstros, possibilidade de fabricar itens, além da intenção de sobreviver contra monstros. O segundo é gratuito, mas serve somente para modelar o "mundo" onde você está. Você já tem blocos no inventário, e não pode fabricar itens.
O jogo disponibiliza o modo multiplayer também, mas são servidores não oficiais da Mojang, sendo hospedados por pessoas comuns ou grupos. Para entrar nesses servidores, é necessário o IP do servidor.

[editar] Beta

Uma foto de um mapa gerado em Minecraft Beta
A versão Beta do jogo é sucessor da versão Alpha após uma série de atualizações. O jogo entrou em fase beta no dia 20 de Dezembro de 2010.[7] É a única versão que está sendo atualizada e disponível para quem pagou o jogo. A versão Beta é um jogo de Sobrevivência, com os modos Single-Player e Multi-player disponíveis.
O jogador inicia num grande mapa, composto de planícies, montanhas, cavernas, lagos congelados, florestas, entre outros tipos de terreno.[4] O mapa pode ser desde um deserto à um mapa coberto de neve. O jogo também possui um sistema de dia e noite.
O jogador pode adquirir diferentes recursos e ferramentas, armas, comidas e vários outros itens. Com recursos melhores, o jogador pode criar armas e ferramentas mais poderosas. No caso de uma picareta, por exemplo, teremos a possibilidade de quebrar rapidamente uma pedra ou outro bloco. O jogo também possui um sistema de inventário, limitando o usuário à uma quantia de itens.
Durante o dia, vários monstros não-hostis surgem no mapa, podendo ser caçados, obtendo-se alimentos ou itens. Já os monstros hostis, como aranhas, zumbis ou esqueletos arqueiros, surgem e locais escuros, normalmente na noite ou em cavernas. Enquanto as armaduras podem diminuir o dano recebido, a arma pode retirar a vida dos monstros. Existe uma barra de saúde que pode acabar com ataques de monstros, quedas, danos naturais(como cair na lava), podendo ser recuperada se alimento ou jogando no modo "Peaceful"(Pacífico). Caso o jogador morra, seus itens cairão no local onde ele morreu e o seu personagem aparecerá no ponto onde ele entrou na primeira vez no mapa. Os itens podem ser recuperados caso o jogador volte em um certo tempo.
O jogo também possui um sistema complexo, com o motor de física do jogo. No caso, o sistema é baseado em primitivos circuitos elétricos e portas lógicas. Um dos usos desses sistemas é para abrir ou fechar uma porta apertando um botão conectado com o sistema elétrico ou piscando sobre uma placa de pressão. Sistemas mais complexos podem ser feitos com a unidade lógica e aritmética - como as usadas em CPUs[8].
O Mapa é continuamente gerado pelo jogo, conforme o jogador vai explorando o mapa.

[editar] Classic

Uma variante do Minecraft é o Classic. Possui apenas a jogablidade básica do jogo, que é construir e destruir blocos. Isso retira a preocupação contra possíveis monstros hostis ou cair na lava. O jogador recebe um stock ilimitado de blocos. O jogador também pode partir qualquer coisa à sua frente. Alguns blocos não estão disponíveis, além de não terem sua função como no Beta. Um bloco de TNT, por exemplo, não explodirá se tocarmos nele. O modo Classic é disponível gratuitamente, mas não é actualizado.

Referências

  1. Pankiewicz, Igor. "Minecraft: a febre que está dominando o mundo". Baixaki Jogos.
  2. Persson, Markus. About the game (em inglês)
  3. Persson, Markus "Notch". "Credits Due" (em inglês). The Word of Notch.
  4. a b Ainda em fase beta, Minecraft foi comprado por 1 milhão de usuários". UOL Jogos.
  5. Persson, Markus. "Exclamation mark." (em inglês). The Word of Notch.
  6. "Minecraft sairá do beta em novembro, mas sem mudanças revolucionárias". Kotaku.
  7. Persson, Markus. "Minecraft Beta" (em inglês). The Word of Notch.
  8. Tito, Greg. "Player Creates Working Computer in Minecraft" (em inglês). The Escapist.

[editar] Ligações externas

Nenhum comentário:

Postar um comentário